Resenha: Origem, de Dan Brown

“”.

livro origem dan brown

Olá, pessoal!

Minha primeira resenha de 2018 não podia começar com um livro mais instigante que esse! Quem me acompanha nas redes sociais sabe o quanto fiquei empolgada quando a Editora Arqueiro, querida parceira do blog, informou o lançamento de mais um livro desse autor! Não via a hora de lê-lo e optei por começar meu novo ano de leituras com ele.

A história de “Origem”, do polêmico autor Dan Brown (Editora Arqueiro, 2017, 432 páginas), é a seguinte:

Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete “mudar para sempre o papel da ciência”.

O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento… algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.

Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.

Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.

Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.

Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch… e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.

O que achei:

Quem está acostumado com as aventuras do Professor Robert Langdom sem dúvida vai sentir algo diferente com esse livro. Os elementos dos livros anteriores ainda estão aqui: a eterna briga entre religião e fé versus ciência e razão. Dessa vez, no entanto, uma outra aliada tenta derrubar as crenças dos mais fieis: a tecnologia.

O enredo, como sempre, consiste em um quebra-cabeça onde o professor corre contra o tempo para decifrar um grande mistério, enquanto sua vida – e daqueles que estão dispostos à ajudá-lo – corre riscos.

Ambientado na Espanha, o livro é cheio de referências a pontos turísticos do local, bem como traz diversas citações a trabalhos famosos de grandes artistas de Arte Moderna do local. Para me ambientar melhor, acabava pesquisando todas as localizações no Google e ficava imaginando Langdon e Ambra percorrendo aqueles lugares incríveis em busca de pistas.

Além disso, Dan Brown faz um incrível trabalho de pesquisa, onde leis da física e da matemática, juntamente com diversas explicações sobre avanço tecnológico, se misturam com a ficção, criando uma trama deveras complexa, mas que acaba fazendo sentido ao longo do livro. Por isso, a minha leitura acabou se tornando um estudo, pois era impossível não parar para pesquisar e me situar em determinadas situações e temas que eu já havia estudado ou presenciado em filmes ou livros.

O livro gira basicamente em torno da grande revelação do futurólogo Edmond, que, obviamente, só acontecerá nas páginas finais do livro. Aqui, existe um debate altamente acirrado entre ciência e religião, portanto é preciso ter a mente aberta para lidar com “Origem”, principalmente porque o ponto-chave da leitura é o questionamento, como o próprio nome do livro sugere, da origem da vida e da evolução da humanidade, com teorias contrárias ao criacionismo cristão.

Sobre a edição, me apaixonei pela  capa da Arqueiro, que está simplesmente linda! Nela, temos a imagem de uma escada em espiral, a qual faz alusão a “escada mortal” da Basílica da Sagrada Família de Barcelona – local onde acontece uma das grandes reviravoltas da história.

Como disse, considerei esse um dos livros mais diferentes que já li do autor, principalmente porque estamos acostumados a lidar apenas com o fator humano nos outros livros, enquanto, aqui, a Inteligência Artificial nos engana criando um personagem extremamente cativante que está longe de possuir carne e osso. Além disso, os outros trabalhos do autor são, sem dúvida, mais frenéticos, e grande parte de “Origem” é dotada de explicações que, por vezes, acabam ficando monótonas.

Apesar disso, e para não estragar nenhuma surpresa, recomendo para todos que adoram as aventuras do Professor Langdon e admiram o trabalho sempre bem feito do autor. É impossível terminar a leitura sem que seu senso crítico e cultural seja completamente renovado.

Minha nota:

Vocês já leram ou se interessaram pela série? Para saber mais e onde comprar, clique aqui. Beijos e até a próxima!

Continue acompanhando o blog nas redes sociais:

Facebook – Instagram – Skoob – Twitter – Bloglovin’ – Canal Literamigas

Autor: Andresa Lee

28. Macapaense. Ama livros, jogos, doces, cães, Star Wars, conversas, nerdices e Netflix. Além de blogger literária no UDML, faz parte do canal Literamigas no Booktube.

3 thoughts

  1. Oie!
    É sempre melhor começar o ano, lendo um livro que empolga, né?
    Pelo visto você fez a escolha certa… eu nunca li nenhum dos livros da série e nem do autor, então não posso dizer se gosto ou não.. Assisti os 2 primeiro filmes e apesar de intrigante e de ter sim gostado, não me chamou atenção para a leitura!

    Que esse tenha sido só o primeiro do ano!
    Até mais.
    Bjins 😚

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s