30 coisas que aprendi aos 30 anos

Oi, oi, pessoal!

Não sei se vocês sabem, mas hoje, dia 27 de outubro, é meu aniversário! YAY! ❤

Completei – CARAMBA! – 30 anos, e nem acredito que já tenho tudo isso de tempo vivido… Me sinto como se fosse uma garotinha ainda, e como se as coisas do “mundo adulto” ainda estivessem bem longe de mim… Engraçado como são as coisas!

Mas, apesar de tudo isso, já passei por vááárias situações que exigiram muita maturidade, e que me fizeram crescer emocionalmente, na marra. Na nossa vida, não importa a idade, sempre encontramos tempestades. O segredo é se aproveitar delas pra crescer e amadurecer.

Pra comemorar com vocês essa data especial e tão querida pra mim, resolvi compartilhar algumas das lições que aprendi, tanto sozinha quanto com a ajuda de outras pessoas. O post é longo, mas acho que pode fazer a diferença na sua vida, assim como fez na minha. 😉

IMG_20180925_191745_580

As lições que mais me marcaram nesses anos de vida foram… ❤

1. Seja sempre você mesmo!

Pode parecer papo de autoajuda, ou aquelas frases formadas que sempre lemos por aí, mas tenha certeza: é super válido e uma verdade absoluta! Seja sempre você, mostre quem você é de verdade. Não tente agradar ninguém fingindo ser quem não é. Quando a gente tenta enganar os outros para que eles sejam felizes, acabamos magoando a nós mesmos e nos perdendo no caminho.

2. Aceite-se! Goste de você!

Sou meio suspeita pra falar sobre esse assunto, pois sou dessas que sempre acha um defeito em si. Mas, nos últimos dias, tenho pensado muito sobre isso. Preciso gostar de mim mesma, do contrário, serei infeliz pra sempre. Você vive na sua eterna companhia, então goste de você mesmo, do jeito que você é, com todas as “imperfeições” que te tornam uma pessoa única e especial.

3. Seja sincero!

Parece banal? Mas não é. Não invente nem aquelas mentirinhas sobre um assunto sem importância. Mentiras, mesmo que pequenas, são um mal completamente desnecessário na nossa vida. Seja sincero com quem você ama, independente se a verdade a ser contada vai gerar mal estar, mágoa ou confusão. Sei que ser sincero ao extremo é um risco e, ACREDITE, muitas pessoas vão duvidar de você por mais que você fale a verdade (e falo por experiência própria), mas você verá a diferença que faz na sua vida ter o peito mais leve.

4. Entregue-se!

A tudo! Vida, amigos, trabalho, amor… É arriscado? É. Mas só temos uma vida, e acho que ela deve ser vivida com intensidade. Você pode se machucar? Sim. E muito! Mas pelo menos depois você não vai se arrepender de não ter tentado, pois mais louco que possa parecer.

5. Não desista dos seus sonhos!

Lute para realizá-los. Planeje-se, faça um check-list, corra atrás do que precisa pra concretizá-lo. Não importa se o sonho é grande ou pequeno, se parece simples ou impossível, real ou fantasioso. Quem determina isso é você. Não desanime, não deixe que outras pessoas interfiram nisso ou o diminuam. Pode demorar o tempo que for, às vezes muito mais do que a gente imagina, mas quando ele se realizar você vai ver que cada minuto de espera valeu a pena.

6. Arrume-se!

Tenha prazer em cuidar de você, do seu corpo, dos seus cabelos, unhas e até de pequenos detalhes que só você pode reparar, não pra que os outros tenham o que falar de você, mas pra você mesmo. Sabe quando você se acha lindo e impecável e não tá nem aí pra opinião alheia porque você é maravilhoso? Então! É incrível como os elogios aparecem quando a gente se acha a flor mais vistosa do jardim! Nosso corpo é um templo. Cuide dele como tal.

7. Estude!

Se tem uma coisa que eu aprendi é que estudar muda a vida da gente por inteiro. Mas não o faça por obrigação, nem decorando um tema pra passar numa prova apenas, por exemplo. Encontre sua área de afinidade e se jogue de cabeça. Leia tudo sobre o assunto, atualize-se, compreenda. Quem domina uma área tem muito mais chances de ser bem sucedido. Quem tem propriedade pra falar sobre algo com o conhecimento impregnado na alma é capaz de ultrapassar muitas barreiras. Seja mais do que alguém que conseguiu um emprego apenas por ter um rostinho bonito, ou por um jeitinho que um parente deu aqui e ali pra garantir pra você determinada vaga em tal lugar. Não tem nada melhor do que conquistar o mundo por mérito próprio – e isso ninguém vai tirar de você.

8. Leia!

Quem lê mais, fala, escreve e raciocina melhor, e isso é fato! Leia o que você puder, e de preferência coisas de todos os gêneros possíveis. Seu vocabulário se amplia, seu conhecimento cresce, sua imaginação aflora. Sem contar que, hoje em dia, as pessoas estão escrevendo cada vez mais errado. Isso também te ajuda a ser bem sucedido no mercado de trabalho e, sem dúvida nenhuma, te diferencia de todo mundo. Aumenta o seu senso crítico e sua capacidade de argumentar. Quando você lê mais, se torna imbatível!

9. Não perca uma oportunidade!

Quer fazer uma viagem e encontrou aquela passagem em promoção? Compre! Quer fazer determinado curso? Faça! Não deixe pra depois aqueles momentos em que te dá um estalo de “é isso que eu estava esperando!”. Se vai ser vantajoso pra você, corra atrás, não perca a chance de conquistar algo que vai te fazer feliz, te garantir ótimas experiências e até um futuro melhor. Não tenha, principalmente, medo! Se você não aproveitar, outra pessoa vai e sabe onde você fica? Sempre atrás.

10. Ame sua família!

E demonstre isso todos os dias da sua vida! Beije seus pais, diga que os ama. Retribua tudo o que eles já fizeram por você. Faça mimos pra eles, compre presentes, alegre-os, dê orgulho a eles. Nem precisa ir tão longe: ajude nos trabalhos de casa, convide-os para fazer um passeio inesperado. Não reclame de ter que ajudá-los ou fazer favores que eles lhe pedem. Você já parou pra pensar por tudo que eles já passaram pra te dar o conforto que você tem hoje? Muitas vezes damos mais valor pra amizades que encontramos fora de casa e acabamos esquecendo que nossos verdadeiros amigos são nossos pais, que nos querem bem e nunca vão nos desamparar, ao contrário do resto do mundo. Não sei o que faria da minha vida se não fosse pelo apoio da minha família.

11. Não tenha medo de demonstrar seus sentimentos, seja pra quem for!

Declare-se! Fale que ama sua família e seus amigos. Se for no âmbito amoroso, fale o que sente. O pior que pode acontecer é não ser correspondido. Mas e se o sentimento for recíproco? Você só vai saber se tentar. E se estiver com raiva, fale também. Ponha pra fora o que lhe fere, diga pra pessoa que lhe chateou que o que ela fez não foi legal. Converse! Parece que as pessoas perderam esse hábito tão gostoso de tentar se reconciliar por meio de um bom papo sincero. Não se engasgue com as palavras que nunca foram ditas.

12. Experimente!

Pare de torcer o nariz pra coisas que você nunca provou, ouviu, leu, sentiu etc. e faça um teste! Somos muito preconceituosos com tudo que desconhecemos e perdemos a oportunidade de experimentar coisas incríveis.

13. Viaje!

Não tem nada mais gostoso do que conhecer outras pessoas, outras culturas, outros lugares, outra realidade. Isso te renova, te inspira e, de quebra, te dá muitas fotografias bonitas e histórias pra contar no futuro. Viva!

14. Economize!

Assim como é bom não se prender demais na hora de adquirir alguma coisa que você deseja, também é MUITO importante manter um fundo de garantia. A gente nunca sabe o dia de amanhã. É sempre bom ter uma reserva generosa pra qualquer emergência. Assim você nunca fica no sufoco ou pode ter recursos pra fazer algum investimento quando a oportunidade surgir.

15. Cuide da sua saúde!

Faça exames periódicos, em todas as partes do seu corpo. Se cuide! Mesmo que, como eu, você tenha horror a médicos e agulhas, não tem nada pior do que fazer exames depois de mil anos e descobrir milhares de doenças. Já negligenciei a mim mesma uma vez e sofri bastante com os resultados. Depois disso, aprendi a lição. Mantenha uma agenda de exames e previna-se. Cuide da sua alma. O que sentimos também influencia na nossa saúde. Se você tem religião, mantra, guia ou qualquer coisa do tipo, use isso para manter seu espírito leve. Seu corpo vai agradecer!

16. Organize-se!

Seja em casa ou no trabalho. Uma pessoa organizada nunca se perde, acha tudo que precisa, economiza tempo, dinheiro, espaço e, de quebra, se livra de muito aborrecimento. Além disso, o ambiente clean te renova as energias. Mantenha suas coisas limpas e arrumadas e isso fará diferença na sua vida por completo. Experimente!

17. Não deixe os rótulos te definirem ou humilharem!

Gordinha, nerd, esquisita: nada disso define quem você é. As pessoas ADORAM criar apelidos e chatear as outras com essas bobagens e eu já dei muita importância pra isso. Depois pensei: “Quer saber? Que falem!”. Como diz uma música maravilhosa do Capital Inicial: “se eu for ligar ‘pro’ que é que vão falar, não faço nada”. O que importa é o que você pensa de você mesmo!

18. Faça exercícios!

Sou suspeita pra falar sobre esse assunto também, porque, nos últimos tempos, sempre tenho começado e parado minha rotina de exercícios, embora tenha uma série de modalidades que já pratiquei ao longo da vida, como ballet clássico, contemporâneo, moderno e jazz, basquete, natação, boxe e por aí vai. Mas, às vezes, é como se meu corpo reclamasse e exigisse que eu me mexesse, sabe? Nosso organismo é uma máquina muito complexa e acho muito interessante o quanto podemos criar resistência e elasticidade nos exercitando. Descubra algo que gosta de fazer e se mexa. Vale academia, aulas de zumba ou até exercícios no videogame. Você vai ver como trabalhar o corpo lhe rende noites melhores de sono, menos stress e tudo dentro de você funciona melhor. Ter um corpo bonito é só consequência.

19. Desapegue-se!

Sabe aquele livro que você não gostou e tá parado na estante até hoje pegando poeira? Ou aquele ursinho que você tinha quando criança que não sabe nem onde está, mas mesmo assim mantêm em casa? E aquelas roupas que você nem usa mais e ainda insiste em deixar no armário? DESAPEGA! Não adianta deixar sua casa entulhada de coisas que não tem qualquer utilidade. Doe roupas, compartilhe o gosto pela leitura, faça uma criança feliz doando brinquedos. Tenho certeza que o sentimento de apego que você sente vai desaparecer quando você ver que um simples ato seu fez outras pessoas felizes.

20. Não se prive de comer o que quiser, mas alimente-se bem!

Não sou adepta de dietas e outras coisas malucas pra perder peso e acho esse um sacrifício muito intenso pra uma vida tão curta. Comer é um dos maiores prazeres da vida e não vejo qual o ponto de tornar a alimentação, que é algo tão vital, em um tormento. Aprenda a comer bem e sinta prazer com isso. Saladas e comidas integrais podem ser saborosas sim, então pare de torcer o nariz. E comer um docinho de vez em quando não vai te deixar gigante ou com problemas de saúde. Minha mãe me ensinou que “tudo o que é demais faz mal”. Então apenas modere, mas seja feliz.

21. Seja educado com todo mundo!

E isso inclui desde as pessoas que ocupam posições de alto nível até o porteiro do seu prédio ou a faxineira da sua faculdade. As pessoas têm uma mania esquisita e que eu DETESTO de ignorar outras com funções que consideram “menos privilegiadas” que a sua. Parece que, quanto mais estudada a pessoa é, mais ignorante e mal educada fica. Eu sempre faço amizades nos meus locais de trabalho com as pessoas da limpeza, copeiros, vigilantes… Essas sim são pessoas que merecem nosso respeito por serem genuínas. Não julgue ninguém nem mude o tratamento de uma pessoa pra outra. Todos fazemos parte da mesma hierarquia: somos seres humanos! Coloque-se no lugar do outro.

22. Trate os outros como você gostaria de ser tratado, mas não espere o mesmo tratamento em retorno!

Ah, eu sei que isso é difícil, porque é algo que ainda estou tentando aprender. Costumo fazer pelos outros o que gostaria que fosse feito comigo: trato todos bem e com educação, tento estar sempre à disposição para ajudar os outros, ofereço meu ombro amigo (e meus ouvidos) quando posso, tento dar conselhos quando me são pedidos… Enfim. Dizer que essas ações são todas altruístas seria hipocrisia: eu espero sim, no mínimo, receber o carinho das pessoas que amo em troca. Mas a reciprocidade dessas ações e desse cuidado nem sempre acontece, e temos que entender que isso pode não significar nada, apenas a personalidade das pessoas com as quais convivemos. Shakespeare me ensinou que não é só porque uma pessoa não demonstra o amor dela por você da forma que você gostaria que ela não lhe ama com toda a intensidade. Vale a pena pensar sobre isso.

23. Não espalhe sua felicidade aos quatro cantos do mundo!

Nem compartilhe suas intimidades, especialmente aquelas vividas com seu(sua) companheiro(a). Como a própria palavra já diz, intimidade é algo que apenas você e outras poucas pessoas conhecem. E muitas dessas coisas não devem ser compartilhadas. Você já ouviu falar de inveja? Não se iluda. Isso existe SIM. Conheço pessoas que fingem que inveja não existe, ou têm o pensamento de “quem invejaria minha vida?”. Mas, quando você está feliz e realizado, o que mais existe é gente dando tapinha nas suas costas querendo, na verdade, apunhalar você. Não que você não deva se orgulhar das suas conquistas. Apenas compartilhe-as com as pessoas certas.

24. Conte até dez e releve!

Já fui muito explosiva – e ainda sou – sem qualquer razão, e isso me faz ser irracional, mesquinha e uma completa idiota na maioria das situações, pois falo coisas sem pensar quando estou aborrecida. Tenho tentado exercitar meu lado zen, perdido há tempos, nos últimos dias. Quando algo ruim acontece, eu deito, respiro fundo, conto até dez, evito pensar no assunto que está me aborrecendo, choro, leio, ouço música, enfim: faço TUDO pra me livrar do sentimento ruim e pensar com racionalidade. Antes de tudo, pense antes de falar. Estruture as ideias e diga apenas o necessário. Não fale inverdades ou inflame discussões por puro capricho. Não magoe as pessoas de graça.

25. Não tenha vergonha de pedir desculpas!

Quando estamos errados, a pior coisa do mundo é não dar o braço a torcer e procurar mil e um argumentos pra outra pessoa se sentir culpada. O que é melhor: se desculpar e se reconciliar com pessoas que são realmente importantes pra você ou passar horas e horas discutindo sobre uma situação irrelevante na qual você é o culpado? Peça desculpas, ou até perdão, se for necessário, e sem o medo de parecer fraco. É exatamente o contrário. Hoje, todo mundo é tão orgulhoso que herói mesmo é aquele que consegue reconhecer os próprios erros e se arrepender deles.

26. Tenha boa vontade e mantenha seus compromissos!

Outra coisa que estou aprendendo a fazer, porque, nos últimos tempos, fiquei desmotivada e acabei deixando muitas das minhas responsabilidades de lado. Faça tudo que você se propôs a fazer, sem atropelar as coisas e sem estagná-las. Começou um curso? Termine! Prometeu que vai ligar pra alguém? Ligue! Marcou um encontro? Vá! Tive o terrível comportamento de deixar tudo pra depois e isso foi a pior coisa que fiz. É muito prejudicial pra nossa felicidade e bem estar. Tem coisa pior do que ver várias responsabilidades acumuladas? Tenha boa vontade pra resolver tudo no seu tempo, sem protelar, sem preguiça.

27. Elimine da sua vida tudo que te faz mal!

Não tenha medo de desistir, seja de um curso que não era bem o que você queria, um relacionamento que não vai bem, uma amizade que mais parece inimizade, um emprego que tira todas as suas energias. Elimine! É muito difícil tomar essas decisões, pois normalmente tem implicância direta com nossos sentimentos, condições financeiras, medo de decepcionar alguém que nos ama… Mas a gente precisa se colocar em primeiro lugar e escolher a nossa felicidade. Pondere com cuidado e tome sua decisão com a consciência tranquila. Já tive que fazer isso e sei o quanto é complicado, mas não me arrependo de ter me arriscado e deixado para trás coisas que, no fim das contas, não me acrescentavam em nada.

28. Seja humilde!

O maior problema que vejo nas pessoas hoje é que elas pensam que sabem tudo. Ninguém é tão inteligente que não possa aprender mais alguma coisa nessa vida. Ninguém também é insubstituível. Seja humilde e reconheça sua insignificância diante de determinadas situações pra você poder ser capaz de aprender que o mundo não gira a sua volta. Não permita que os elogios dos outros te deixem soberbo e arrogante. Manter-se humilde enriquece seu espírito e te faz reconhecer sua fraquezas. Evolua!

29. Espere o tempo passar!

Essa é uma lição tão velha quanto valiosa: o tempo cura tudo! Pode parecer que as coisas não tem solução, ou que nossas feridas nunca vão curar. Mas o tempo é um grande remédio e um grande aliado. Não se desespere. Deixe passar. A medida que vamos nos permitindo curar, vivendo um dia de cada vez, vamos cicatrizando e ficando mais leves. No começo é muito, muito difícil. Mas o poder do tempo é incomparável!

30. Faça você mesmo!

Sabe aquela máxima de “se você quer algo bem feito, então faça você mesmo”? É a mais pura verdade! Não espere demais dos outros, pois você pode se decepcionar. Saiba trabalhar em equipe, mas seja o líder dos seus projetos. Ninguém nunca vai se dedicar tanto quanto você pra realizar algo que é seu sonho. Então arregace as mangas e faça.

noun_1206837_cc

Desculpem o post gigante! Mas acho que essas são apenas algumas das lições que já pratico – e outras que estou aprendendo a dominar – e que tem feito a diferença na minha vida. Lógico que ainda tem muitas e muitas outras, mas, por enquanto, essas 30 já têm me dado muito trabalho, rs. Espero que, de alguma forma, algumas – ou todas elas – sirvam pra vocês também, e possam iluminá-los da forma que tem me iluminado.

E que venha mais um ano de realizações, com mais e mais lições a aprender!

Beijo grande e até a próxima! ❤

Continue acompanhando o blog nas redes sociais:

Instagram – Skoob – Twitter – Bloglovin’ – Canal Literamigas

Anúncios

Autor: Andresa Lee

30. Macapaense. Ama livros, jogos, doces, cães, Star Wars, conversas, nerdices e Netflix. Além de blogger literária no UDML, faz parte do canal Literamigas no Booktube.

One thought

  1. Gostei do texto. Me fez pensar como se fossem 30 conselhos para alguém que vc considera, mesmo que é mt provável que vc não conheça..Gostei mt do conselho do sonho, do ser educado com todo mundo e o de fazer por vc mesmo. Acho que vc escreve com carinho e cuidado tbm. Bom post 😉

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s