Resenha: Alena, de Kim W. Andersson

Oi, oi, gente!

Hoje eu vim falar pra vocês sobre uma HQ sueca muito bacana que li ano passado, chamada “Alena”, de Kim W. Andersson, publicada no Brasil pela AVEC Editora (2017, 120 páginas).

alena hq capa

Alena é uma aluna bolsista em uma escola para jovens ricos, e esse é um dos principais motivos para que ela seja rejeitada pelos seus colegas de classe, que a acham esquisita.

Ela tem uma melhor amiga, chamada Josefin, que comete suicídio logo nas primeiras páginas da HQ. Essa perda faz de Alena uma jovem mais retraída ainda e ela decide mudar, mas a única coisa que não consegue é revidar o bullying e as agressões que sofre na escola, especialmente por Filippa, a líder do time de lacrosse e a pessoa que mais implica com Alena.

O problema é que Josefin, mesmo morta, continua aparecendo para Alena, e elas não só conversam uma com a outra como Josefin faz o que Alena não consegue: bate de frente com seus agressores e faz de tudo para proteger Alena. Mas as consequências dessa amizade não são nada boas e revelam um final impressionante, regado a muito sangue e – por que não? – amor!

Alena hq avec editora

O que achei:

É impossível falar muito sobre essa HQ sem dar spoilers desnecessários, pois ela é bem curtinha, então vou tentar ao máximo passar pra vocês o que achei sem maiores informações.

Alena” é uma história classificada como terror, com um quê de violência que, confesso, adoro. Trata de assuntos bem delicados e ótimos para discutir, como a homossexualidade, o bullying, transtornos psicológicos e abuso sexual, dentre tantos outros – ou seja, ela é bem “pesadinha” pra quem ainda não está acostumado a encontrar esses elementos nas suas leituras. Justamente por isso, eu queria muito mais da HQ! Achei 120 páginas muito, muito pouco – e quando percebi já tinha acabado de ler, snif… 😦

Alena é uma personagem diferente, deprimida e reclusa, que passa por um processo de transformação para tentar parecer e ser mais forte, mas que praticamente não tem resultado. Já Josefin é exatamente o oposto: decidida, agressiva, badass mesmo, sem medo de retrucar as maldades que fazem com sua amiga. Filippa, por sua vez, é tudo aquilo que representa a escória da sociedade, que acha que só porque tem rios de dinheiro tem permissão para humilhar e agredir qualquer um que esteja abaixo dela. Gente, sério: essa garota é insuportável e está sempre no pé da coitada da Alena.

alena

A presença feminina na HQ é muito intensa e esse foi um ponto bem positivo. Também amei os traços, que são grossos e negros, mas que contrastam com a vivacidade das cores que completam o preenchimento das ilustrações, deixando toda a parte visual mais gostosa de ser apreciada.

Alena” ganhou até uma adaptação, tanto para a TV como para o cinema, e não vejo a hora de encontrar ambos para assistir! O trailer mostra o quanto a adaptação ficou fiel, embora o colorido tenha sido substituído por uma aura mais dark. Confiram:

Como disse, a minha única tristeza foi não ter lido mais páginas, pois acho que um conteúdo mais extenso teria um impacto positivo na profundidade dos personagens e de outras cenas que mereciam mais detalhes. Recomendo bastante pra quem ama um horrorzinho com muito sangue e ambientes escolares insuportáveis, rs.

NOTA: 3

Vocês já leram essa HQ ou tem vontade de conhecer? O que acharam do enredo?

Beijos e até a próxima!

Continue acompanhando o blog nas redes sociais:

Instagram – Skoob – Twitter – Bloglovin’ – Canal Literamigas

Anúncios

Autor: Andresa Lee

30. Macapaense. Ama livros, jogos, doces, cães, Star Wars, conversas, nerdices e Netflix. Além de blogger literária no UDML, faz parte do canal Literamigas no Booktube.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s