Resenha: Os Impostores, de Charlaine Harris e Christopher Golden

Oi, oi, gente!

Ano passado eu e as meninas do Canal Literamigas tivemos o grande prazer de passar na seleção de parceria da linda da Editora Valentina e tive a oportunidade de ler a primeira HQ publicada por eles. Ela se intitula “Os Impostores” (2017, 128 páginas), e é o primeiro volume de uma trilogia chamada “A Garota do Cemitério”, escrita por Charlaine Harris e Christopher Golden, com os traços de Don Kramer.

a garota do ceminterio livro.jpg

A HQ conta a história de uma garota que acordou ferida e quase morta, em meio ao cemitério, sem qualquer lembrança de sua identidade, de quem a jogou lá para morrer ou mesmo do porquê. Ela tem apenas algumas lembranças de ter sofrido várias agressões momentos antes de ser jogada no Cemitério Dunhill. Assim, com medo de sair do local e ser reconhecida por seu agressor, a menina começa a viver no lugar, saindo ocasionalmente para roubar comida para poder sobreviver. Inspirada em nomes cravados nas criptas e lápides, ela escolhe um novo nome para si: Calexa Rose Dunhill.

Com o tempo, Calexa descobre que possui uma estranha capacidade: ver as almas se desprenderem de seus corpos partindo desse plano para outro. Porém, certa noite, Calexa presencia um grupo de jovens praticando um sinistro ritual de magia negra. O que começa como uma “brincadeira” acaba tomando um rumo totalmente inesperado: após um ato insano, uma das jovens morre. Quando o espírito da vítima abandona o corpo, ele entra em Calexa, atormentando sua mente com visões e lembranças que não pertencem a ela.

Agora, Calexa deve tomar uma decisão: continuar escondida para se proteger – afinal, alguém acredita que ela está morta – ou sair das sombras para trazer justiça ao angustiado espírito que foi até ela em busca de ajuda.

os impostores a garota do cemiterio hq livro editora valentina 1

O que achei:

Já fazia algum tempo que essa HQ estava na minha lista de desejados e fiquei muito feliz por tê-la lido em parceria com a Editora.

“Os Impostores” é uma HQ bem fininha e, nas suas poucas páginas, somos apresentados a uma personagem extremamente cativante e a um enredo que nos intriga, sendo impossível parar de ler até se chegar nas últimas páginas (e estou falando de ler tudo em menos de um dia). Por se tratar de uma trilogia, alguns questionamentos não são respondidos e pontas ficam soltas para serem exploradas no próximos volumes.

Aqui, nós temos uma espécie de apresentação ao universo de Calexa e acompanhamos sua evolução e forma de lidar com o fato de que ela praticamente é uma pessoa que não existe. Ninguém procura por ela e ela não consegue se lembrar quem é. Mas um fato é inegável: alguém a quer morta. E, se não há ninguém desesperado à sua procura, o vilão da história só pode se tratar de alguém íntimo, seja um familiar ou amigo.

Em meio a esse primeiro plot, presenciamos também uma situação super bizarra em que um grupo de jovens brinca com magia negra, que gera péssimas consequências. Calexa se vê envolvida nessa situação e precisa, então, lidar não só com a confusão que está a sua vida, mas também com a decisão de fazer ou não justiça a uma vítima inocente.

os impostores a garota do cemiterio hq livro editora valentina 2

Para quem está acostumado com textos em prosa, uma HQ pode ter um enredo rápido demais, sem o detalhamento necessário para a compreensão da história. Estou habituada a ler quadrinhos, HQs e mangás, mas, confesso, senti muito disso em “Os Impostores”. Em momentos de fuga, a rapidez na passagem do tempo caiu como uma luva. Mas, em situações onde necessitávamos de maior compreensão dos fatos, acredito que faltou um pouco mais de conteúdo para tudo fazer sentido.

Além da Calexa, existe um outro núcleo de personagens secundários que é adorável, composto por dois idosos que são os únicos que sabem da existência da menina e agem como protetores. Só senti falta de uma profundidade maior mostrando como ela começou a se envolver com eles mas, fora isso, achei tudo lindo!

Ainda assim, a HQ me impressionou bastante. Os traços de Don Kramer são grossos e a escolha das cores, mais escuras e fechadas, deu o toque ideal de mistério que o enredo estava pedindo (coloquei algumas imagens das páginas aqui no post para vocês terem essa percepção). A história toda é, de fato, sombria, e tudo na edição nos levou a criar esse clima, embora não se trate de uma HQ de terror.

Sobre a edição, meus parabéns a Editora Valentina! Todas as páginas são de ótima qualidade, naquele papel que parece próprio para fotografias. A impressão e revisão estão impecáveis também! Só sei que curti bastante! Estou ansiosa pelos próximos volumes para finalmente saber quem a Calexa é de verdade e se ela resolverá outros casos sobrenaturais!

NOTA: 4

Falei um pouco sobre ela em um vídeo no canal, que vocês podem conferir AQUI!

Beijos e até a próxima!

Continue acompanhando o blog nas redes sociais:

Instagram – Skoob – Twitter – Bloglovin’ – Canal Literamigas

Anúncios

Autor: Andresa Lee

30. Macapaense. Ama livros, jogos, doces, cães, Star Wars, conversas, nerdices e Netflix. Além de blogger literária no UDML, faz parte do canal Literamigas no Booktube.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s