Resenha: O Jardim das Palavras, de Makoto Shinkai

Oie, gente!

Hoje vim apresentar pra vocês o mangá “O Jardim das Palavras” (título original: “Kotonoha no Niwa“), de Makoto Shinkai com artes de Midori Motobashi, publicado pela linda da Editora NewPOP (2016, 200 páginas) aqui no Brasil! Sou fã da cultural oriental, principalmente no que se trata de animes, doramas e mangás, e já tinha assistido ao filme de mesmo nome que deu origem ao mangá. Logo, não pensei duas vezes antes de adquirir o meu e me encantar novamente com a história!

Para quem nunca viu nada sobre o assunto, mangás são, basicamente, quadrinhos japoneses, conhecidos por seus traços característicos (personagens com olhos grandes e corpos esguios). Além disso, a forma de leitura é diferente: você o lê de trás para frente e o texto está disposto da direita para a esquerda. Ele também apresenta, além das falas dos personagens, pensamentos e onomatopeias, te fazendo mergulhar totalmente no enredo. Feitas as apresentações, vamos falar dessa história linda de um casal que se une pela chuva! ❤

O Jardim das Palavras capa manga.jpg

Takao Akizuki é um colegial que sonha em ser sapateiro. Ele passa todos os seus momentos livres desenhando e criando novos modelos de sapatos, procurando se aperfeiçoar para, um dia, conseguir concretizar esse sonho. Os dias chuvosos são suas maiores inspirações e, quando a chuva cai, ele sempre cabula aula para desenhar em um jardim.

Em um desses dias chuvosos, ao chegar no jardim, ele se depara com uma estranha. Yukari Yukino é uma mulher misteriosa, que passa suas manhãs tomando cerveja e comendo chocolate. Apesar do estranhamento inicial, os dois passam a conversar e logo uma conexão especial nasce. Agora, sempre que chove durante a manhã, os dois se encontram no jardim e dividem seus sonhos, medos, frustrações e sentimentos.

O que achei:

Delicadeza é a palavra principal para descrever esse mangá! Como disse acima, ele é baseado no filme de mesmo nome (geralmente temos o inverso), e só posso dizer que é extremamente fiel ao que vemos na tela. São duas sensações totalmente diferentes viver essa história por meios tão distintos, mas ambos valem a pena.

A história de Akizuki e Yukino é linda e sensível. Eles têm uma diferença de idade muito grande e ambos vivem situações delicadas em casa. A mãe dele abandonou a família e ela está passando por problemas em seu trabalho. Esses problemas a fizeram perder a vontade de ir trabalhar e ela passou, então, a faltar em seu serviço para evitar lidar com eles. A medida que trocam palavras e gentilezas, os dois começam a ser envolver de um jeito tímido e gradual. Falar mais do que isso pode dar spoilers desnecessários.

Infelizmente o mangá não possui mais páginas, e o filme não tem mais minutos… Tudo termina de forma que queremos mais, sabe? Principalmente do futuro dos personagens!

O Jardim das Palavras anime.jpg

Quanto à edição da NewPOP, possui páginas iniciais lindamente coloridas e o mangá inteiro é de ótima qualidade. Os traços de Midori Motobashi são super delicados, sempre com closes nos olhares e pequenos gestos dos personagens. Me peguei diversas vezes admirando o trabalho como um todo ao invés de ler, rs.

De forma geral, “O Jardim das Palavras” é lindo, tocante e muito fofo! Nos mostra o quanto é importante dar duro para perseguir nossos sonhos e o quanto uma pessoa, por mais que seja diferente de nós em vários aspectos, pode nos transformar e curar nossas feridas.

NOTA: 4

E vocês, têm costume de ler mangás? Gostaram e leriam? Já conheciam? Me digam o que acharam nos comentários!

Beijos e até a próxima!

Continue acompanhando o blog nas redes sociais:

Instagram – Skoob – Twitter – Bloglovin’ – Canal Literamigas

Autor: Andresa Lee

30. Macapaense. Ama livros, jogos, doces, cães, Star Wars, conversas, nerdices e Netflix. Além de blogger literária no UDML, faz parte do canal Literamigas no Booktube.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s