Resenha: Fofocas Blogásticas de Sofia, de Rose Cooper

“Andrew não é apenas lindo, ele é o menino MAIS lindo do sexto ano. Ele é o representante da classe e tem um senso de humor que faz com que eu cuspa leite com chocolate pelo nariz”.

Oi, oi, gente!

Estava em casa sem fazer nada quando minha irmã chegou toda feliz com um livro que era “a minha cara”, pois a personagem principal era uma blogueira! ❤ Fiquei logo empolgada e fui furando a fila dos livros que estava lendo, pra variar, e praticamente devorei “Fofocas Blogásticas de Sofia“, da Rose Cooper (V&R Editoras, 2012, 208 páginas), primeiro livro da Coleção Abafa!

Abafa Fofocas blogásticas de Sofia capa livro.jpg

Ele conta a história da Sofia, uma pré-adolescente que está no 6º ano da Escola Midlebrooke. E ela só tem um anseio: ser popular! E de qualquer jeito! Pra isso, ela faz um blog, o “Melhor Blog do Mundo“, no qual ela posta fofocas sobre os alunos da escola, principalmente as meninas, e assina anonimamente como “Blogueira Blogástica“.

Sofia tem uma melhor amiga, a Nona, que é a única pessoa que sabe que ela é dona do blog, e a única que sabe, também, que Sofia tem um caderno pré-blog: o caderno que ela leva pra todos os lugares anotando as fofocas que descobre na escola, especialmente quando se esconde no banheiro das meninas.

Mia St. Claire, a garota mais popular da escola, é o grande desafeto da Sofia. Isso porque o garoto de quem Sofia gosta, o Andrew, é afim da Mia! Além disso, ela é super rica e todos gostam dela. Por isso, Sofia tenta, de todas as formas, diminuir o grau de popularidade da Mia e aumentar o dela, não esquecendo, lógico, da sua BFF Nona.

O que achei:

Esse é um livrinho beeem infantojuvenil. Ele é em primeira pessoa, narrado pela Sofia, e tem uma estrutura lindinha demais! É como se estivéssemos lendo mesmo o caderno da Sofia, e a diagramação nos permite ter essa impressão. Além disso, a fonte usada imita caligrafia e tem diversas imagens “desenhadas pela Sofia” ao longo do livro. Fofo, né? Logo de primeira me lembrou “Diário de um Banana”, mas as semelhanças param por aí, pois os universos são bem diferentes.

Ri bastante com as coisas que Sofia escreve e o que ela fala das patricinhas da escola. Ela tenta de todas as formas se tornar popular e, pra isso, faz uma coisa não muito legal: espalha fofocas sobre seus colegas no blog. Mesmo com advertências dos supervisores, que dizem que essa não é uma atitude muito bacana, pois fofocas podem magoar pessoas, Sofia não desiste do blog.

Para ter sempre atualizações quentinhas, ela se esconde em uma das cabines do banheiro das meninas e, toda vez que escuta algo, sai correndo para pôr a notícia online. Até que, um dia, ela descobre que o alvo de uma das fofocas é ela mesma! E percebe, finalmente, que ter a vida comentada pelos corredores não é lá tão divertido assim.

Essa é a única lição de moral existente no livro, que aparece apenas lá pelas últimas páginas, de um jeito meio tímido. Existem outros pontos que considero negativos no comportamento da Sofia, como ter vergonha dos pais, por exemplo. Embora muitos adolescentes realmente sintam isso, não acho nada legal (sou totalmente contra esse comportamento, desde criança, pois foram eles quem me deram tudo que tenho!). Justamente por isso, imaginei que esse pensamento também fosse ser cortado até o final do livro, ou que fosse revisto pela Sofia, mas não aconteceu.

A história do início do sexto ano da Sofia encerra de um modo bem brusco. Parece que ficou faltando bastante coisa. Ainda não conhecia essa série, mas, fuçando o site da V&R Editoras, descobri que existem mais dois livros na sequência, que, provavelmente, devem fechar a lacuna deixada pelo primeiro. São eles “Segredos que os Meninos Não Contam” e “Fofocas do Acampamento“.

Fiquei com muita vontade de ler, pra saber como a Sofia vai se comportar agora que aprendeu como é estar do outro lado da moeda! No geral, é uma leitura bem gostosinha, boa pra dar umas risadas e se lembrar do quanto eram engraçadas e bobas as coisas que nos preocupavam quando estávamos no colégio! 😉

Também é muito indicado para teens que estão iniciando no mundo da leitura e vivendo a mesma fase que a Sofia, embora, pelo pontos que mencionei, seja interessante acompanhar a leitura e ter um diálogo bem legal com esse leitor mirim para retirar o melhor do livro – tudo que lemos tem algo pra nos ensinar, não é mesmo?

NOTA: 3

Compre o livro na Amazon: Físico / E-book

Já conheciam essa série ou ficaram curiosos pra ler? Curtem o gênero infantojuvenil ou já passaram dessa idade?

Beijos a todos e até a próxima!

Continue acompanhando o blog nas redes sociais para outras novidades:

Instagram – Skoob – Twitter – Bloglovin’ – Canal Literamigas

Comprando pelos links da Amazon vocês ajudam o blog a crescer cada vez mais com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!
Anúncios

Autor: Andresa Lee

30. Macapaense. Ama livros, jogos, doces, cães, Star Wars, conversas, nerdices e Netflix. Além de blogger literária no UDML, faz parte do canal Literamigas no Booktube.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s