Resenha: Inverso, de Karen Alvares

“As palavras lhe davam calafrios, mas também atiçavam sua curiosidade. Se quiser que alguém faça algo, diga-lhe para não fazer. Aquilo parecia muito mais do que um mistério qualquer. As palavras tinham algo de sombrio, algum segredo horrível que sua mãe não queria que mais ninguém soubesse.”

Olá, pessoal!

Hoje vim falar pra vocês sobre esse nacional surpreendente! Em parceria com a Editora Draco, fui selecionada um tempo atrás para participar de uma ação de e-books! Dos títulos disponíveis, escolhi “Inverso“, da autora Karen Alvares (publicado pela Editora Draco em 2015, 136 páginas), e logo ele estava esperando no Kobo pra ser lido. Não poderia ter feito escolha melhor! ❤

inverso karen alvares livro capa.jpg

Aqui, conhecemos aqui a vida de Megan, uma menina de 14 anos que foi obrigada a enfrentar um amadurecimento rápido demais: teve que assistir sua mãe, vítima de um câncer, batalhar pela vida e perder para a doença. Com uma irmã pequena, Mina, que encontrava em Megan seu consolo, e com o pai nitidamente arrasado tentando criar as filhas da melhor forma possível, ela tem que se manter forte por ambos. No entanto, essa não era a vida que ela queria. Queria que sua mãe fosse viva e sua família fosse completa e feliz. Só que essa realidade não está muito longe.

Um dia, ao arrumar os pertences da mãe, ela se depara com um espelho que, a princípio, é apenas um objeto qualquer. Porém, por trás dele, existe um universo paralelo, um mundo diferente, onde a mãe de Megan está viva! Seria um sonho? Ou seu pior pesadelo?

Do outro lado do espelho, Megan é apenas uma voz na mente de Megami, uma menina maldosa e mimada que tem o mesmo rosto e a mesma família de Megan. Mas as semelhanças param por aí. Com um corpo esbelto e longos cabelos loiros, exatamente o oposto dos cabelos roxos e do corpo “cheinho” de Megan, Megami chama atenção pela sua beleza e tem o privilégio de viver em uma casa onde sua mãe está viva. No entanto, o convívio entre a família não é nada amoroso.

Ignorada pela mãe e com um pai que vive trabalhando sem dar atenção para a família, ela guarda um enorme rancor e vive hostilizando todos de casa, inclusive Mina, a quem perturba com frequência. Como se isso não fosse o bastante, Megami ignora Daniel, o melhor amigo de Megan, preferindo a amizade dos mais populares da escola.

Megan se vê tentando, sem sucesso, modificar as coisas nesse mundo caótico, sem saber ao certo como foi para ali. E, apesar da situação obscura, ela fica maravilhada por ver a mãe viva, por conviver com Daniel, por se sentir desejável em seu novo corpo.

Megami, por sua vez, odeia o seu mundo e vê em Megan a oportunidade de mudar a sua realidade. Agora as duas tem que decidir o que fazer, travando uma batalha por controle que pode terminar muito mal para um dos lados.

O que achei:

Não havia lido a sinopse antes de ler o livro pois, como vocês sabem, adoro ser surpreendida! E fiz bem: como se trata de um suspense, provavelmente teria passado longe dele, uma vez que não é meu gênero preferido (sim, eu tenho medinho, rs!).

No entanto, apesar de seguir essa vertente, a leitura foi bem prazerosa e não deixou margem alguma para que eu sentisse vontade de abandoná-la. O suspense é, na verdade, bem leve, e desperta nossa curiosidade com maestria, tanto que me fez virar as páginas rapidamente pra poder entender o que estava acontecendo na história.

Megan e Megami têm personalidades bem diferentes e é interessante compará-las. Megan é carinhosa, atenciosa e medrosa. Já Megami é maldosa, dissimulada e cruel. Mas, lá no fundo, acredito que existe uma semelhança, por mais que ambas não assumam.

O livro gira em torno do mistério da passagem de Megan para um outro mundo por meio do espelho. Ela tenta desesperadamente saber o que foi fazer ali, como pode voltar e porque tem essa tal conexão com a Megami. Essa, por sua vez, faz de tudo pra atrapalhar a menina e a provoca com tanta frequência quanto provoca a família.

As lutas travadas por elas foram representadas de forma muito interessante pela utilização do elemento água. Tem coisa mais agoniante do que aquela sensação de afogamento? A intensidade do conflito é definida pela textura e cor da água, por vezes viscosa e escura, por vezes clara e não tão densa, permitindo a movimentação.

O livro é muito bem escrito, a leitura é rápida e tranquila, mas, por ser bem curtinho, fica impossível falar muito sobre ele sem dar spoilers. O enredo tem muuuitas pontas soltas, mas calma, calma! Explico: terminei arrasada, achando que tudo ia parar por aí, com o coração apertado, então fui perturbar a autora no Twitter, rs. A Karen me aliviou informando que trata-se de uma série de dois livros chamada “Espelho“. O segundo livro é intitulado “Reverso“. Também contamos com um livro de contos chamado “O Presente” (que, inclusive, você encontra de graça no site da Editora, AQUI)! ❤

Tô bem ansiosa pra saber o que afinal vai acontecer com Megan e se a amizade dela com Daniel vai ficar mais íntima, bem como quero muito ver as próximas maldades da Megami (sou dessas!) e um pouco mais de ação! Recomendo pra quem adora um nacional de qualidade e suspense leve!

NOTA: 4

E vocês, já leram esse livro ou ficaram com vontade? Conhecem outros trabalhos da autora? Adoram um bom suspense? Fica a dica pra vocês adicionarem mais esse nacional na estante! 😉

Beijos a todos e até a próxima!

Continue acompanhando o blog nas redes sociais para outras novidades:

Instagram – Skoob – Twitter – Bloglovin’ – Canal Literamigas

Autor: Andresa Lee

30. Macapaense. Ama livros, jogos, doces, cães, Star Wars, conversas, nerdices e Netflix. Além de blogger literária no UDML, faz parte do canal Literamigas no Booktube.

4 thoughts

    1. Ah, que fofa!!! Mto obrigada pela visita, Karen! É sempre um tesouro ter esse contato direto com os autores nacionais que a gente admira! ❤ Adoooro treta, hahaha! Espero ter a oportunidade de ler a continuação em breve! Bjs!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s