Resenha: Segredos de Uma Noite de Verão, de Lisa Kleypas

“[…] Para o desconforto de Annabelle, ela não conseguia desviar o seu olhar do dele. Parecia que uma sensação sutil de reconhecimento ocorrera entre os dois – não como se tivesse se encontrado antes, mas como se tivessem chegado perto um do outro várias vezes até que por fim um destino impaciente forçara seus caminhos a se cruzarem.” 

Oi, oi, gente!

Já tem um tempo que recebi de cortesia da Editora Arqueiro o quinto e último livro da série de romance de época “As Quatro Estações do Amor”, da autora Lisa Kleypas, e aproveitei que finalmente estou com a coleção completa para resenhá-los aqui para o blog!

capa Segredos de uma noite de verao_16mm.indd

O primeiro livro da série se chama “Segredos de uma Noite de Verão” e foi traduzido por Janaína Senna (Editora Arqueiro, 2015, 288 páginas). Ele conta a história da Annabelle Peyton que, apesar de ser muito bonita e encantadora, com seus longos cachos dourados, nunca foi tirada para dançar nos eventos da sociedade londrina. Ou melhor, o rico e poderoso Simon Hunt parece ser o único interessado para tirá-la para uma valsa, mas Annabelle despreza completamente o rapaz e sempre declina seus convites.

Como qualquer moça de sua idade, ela mantém as esperanças de encontrar um marido com título, mas essa missão torna-se cada vez mais difícil, pois ela não tem um dote para oferecer. Após o falecimento de seu pai, Annabelle vê a família passar por uma situação bastante delicada financeiramente. Logo, amor acaba não sendo o fator decisivo na busca de um par e encontrar um marido aristocrata pode ser a única solução para todos os seus problemas.

Certa noite, em um dos bailes da temporada, ela conhece outras três meninas que têm a solteirice em comum. O quarteto, formado por Annabelle, Lilian, Evie e Daisy, logo se une e elas se tornam grandes amigas. Juntas, as quatro dão início a um plano para encontrar um marido para cada, começando por Annabelle, mais velha delas.

No entanto, o Sr. Hunt parece estar sempre nos caminhos de Annabelle. Mas toda essa admiração e persistência pela moça a levam a crer que ele não tem a intenção de levá-la para o altar, apenas tê-la como amante e nada mais. Decidida a rejeita-lo, ela e suas novas amigas tentam encontrar alguém mais apropriado para ela, com títulos e de família nobre. Só que é cada vez mais difícil resistir à sedução de Simon, especialmente depois de se entregar aos seus beijos.

O que achei:

Amo romances de época! ❤ Esse foi o primeiro livro da Lisa Kleypas que li e fiquei muito feliz por ter finalmente conhecido essa autora maravilhosa! A escrita dela é uma delícia, e o livro flui super bem! Em nenhum momento me senti entediada ou com vontade de largar. Pelo contrário. A cada página virada, queria mais e mais de Annabelle e Hunt! Os protagonistas são incríveis, embora se trate de um romance de época com enredo clichê, com casal “gato e rato” e final feliz – como a grande maioria dos livros desse gênero.

Annabelle é linda e culta, apesar do estado de pobreza no qual se encontra. Como vocês sabem, naquela época não era aceitável que as mulheres trabalhassem. Logo, o único interesse dela é arrumar um marido rico, independente dos sentimentos que existissem – ou não – entre eles. Isso porque a família ficou bastante endividada com a morte de seu pai, e Annabelle precisa arcar não só com as despesas da família, mas com os estudos de seu irmão. Além disso, um homem asqueroso, que se dizia amigo da família, acaba tirando proveito da mãe da moça com essa situação. Nossa mocinha é forte e orgulhosa, inteligente e ácida, com comentários afiados sempre na ponta da língua.

Simon é um mocinho incrível! Embora rústico, filho de açougueiro, o rapaz ascendeu socialmente após fazer riqueza investindo no comércio. Mas, infelizmente, naquela época, os comerciantes eram vistos apenas como “novos ricos”. Sem títulos, não eram respeitados nos círculos sociais mais restritos; apenas tolerados. Seu melhor amigo, no entanto, era um lorde, o que garante ao rapaz convites para os maiores bailes da aristocracia.

Após um encontro no passado com Annabelle e um reencontro no presente, ambos sabem que existe entre eles uma grande atração, mascarada pelo desprezo de Annabelle e pelos terríveis modos de Simon. A descoberta dos dois é encantadora. A entrega, o romance, a confissão, o cuidado… Tudo entre eles é lindo e foi super bem dosado – inclusive os momentos hot do livro, que são de tirar o fôlego de tão intensos (e nada grotescos).

Adorei o fato de a personalidade forte de Annabelle ser o principal atrativo dela para Hunt. Ele a trata de uma forma incrível, sem ter tanto aquela visão de que mulheres não podiam se meter em certos assuntos. Ele não só fala de negócios na frente dela (o que não era aceitável no período), como permite que ela faça perguntas sobre seu ofício, explicando para ela como as coisas funcionam no mercado. Além disso, apesar de Simon ser rico e bem sucedido, ele não é um aristocrata. Poucas vezes vemos mocinhos que trabalham pelo seu patrimônio, e não são ricos apenas por conta de seus títulos e linhagem.

Em contrapartida, como disse, os romances de época geralmente são previsíveis, mas, por exemplo, dizer que Simon parece estar sempre nos caminhos de Annabelle não é exagero. Há todo momento, em todas as situações difíceis ou em cada curva, lá estava ele. Essas cenas ficaram um pouquinho repetitivas. Também achei que o momento em que eles finalmente ficam juntos passou rápido demais. Gostaria de mais detalhes sobre a união. Essas foram as únicas coisas que me incomodaram no enredo, mas não foram ruins a ponto de estragar a experiência positiva que tive com o livro.

Sobre a edição física, a acho maravilhosa, como todas as edições da Arqueiro! A capa é linda e muito fofa e até mesmo a contracapa segue essa linha, com detalhes em verniz localizado. As folhas são amareladas – AMO! – e as fontes são de bom tamanho, sem cansar a vista. Para quem possa interessar, os capítulos são corridos, ou seja, quando um termina, o outro começa logo em seguida, e não em outra página (sei que tem gente que não gosta desse esquema, mas particularmente não me atrapalha).

No mais, adorei conhecer Annabelle e Hunt e logo mais trago a resenha do segundo volume para vocês, dessa vez na estação do Outono, que tem como protagonista uma das amigas de Annabelle, Lilian! Depois de ler “Segredos de Uma Noite de Verão“, você vai repensar suas definições de relacionamento ideal, rs! É pra suspirar mesmo! Recomendo bastante pra quem ama um bom romance de época! 😉

A série conta com 4 livros e cada um se passa, como o próprio nome diz, em uma estação. São eles: “Era Uma Vez no Outono“, que conta a história de Lilian; “Pecados no Inverno“, que tem como protagonista Evie; “Escândalos na Primavera“, onde acompanhamos Daisy e o spin-off “Uma Noite Inesquecível“, onde as quatros mocinhas fazem as vezes de cupido de um outro casal protagonista.

NOTA: 4

E vocês, já conhecem a autora? Amam romances de época, assim como eu? Já leram a série? Vou adorar saber o que vocês acharam!

Beijos e até o outono! 😉

Continue acompanhando o blog nas redes sociais para outras novidades:

Instagram – Skoob – Twitter – Bloglovin’ – Canal Literamigas

Autor: Andresa Lee

30. Macapaense. Ama livros, jogos, doces, cães, Star Wars, conversas, nerdices e Netflix. Além de blogger literária no UDML, faz parte do canal Literamigas no Booktube.

10 thoughts

  1. Olá
    Ainda não li nada da autora, não sou muito fã de romances. Já muitas resenhas dessa série e as vezes até bate uma curiosidade, mas por hora acho que ainda não estou pronta para o livro.
    Sua resenha ficou linda e muito fofa.

    Liked by 1 person

  2. Olá! Adoro romances de época, principalmente quando possuem protagonistas fortes e obstinadas. Eu já ouvi falar dessa série, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Pela sua resenha ela parece ser muito boa: Quatro garotas em busca de um casamento? Isso dá muito história para contar!
    Obs.: Ainda nem li o livro e já gostei do Simon ❤
    Abs, obrigada pela dica e parabéns pela resenha ^^

    Liked by 1 person

  3. Oie!

    Eu amo demais as capas das obras dessa autora, mas infelizmente suas histórias não despertam minha curiosidade, já li várias resenhas positivas dessa série, mas continuo passando a dica, pelas histórias não despertarem meu interesse!

    Bjss, vem participar do nosso Sorteio do Desapego, serão 3 Ganhadores! Não perca essa oportunidade!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s