Resenha: Um Mais Um, de Jojo Moyes

“- Sei que não deveria – murmurou ele -, mas acordei muito feliz. – Seu rosto examinou o de Jess. – É sério, de verdade, estupidamente feliz. Como se, apesar de toda a minha vida estar um desastre, eu simplesmente… Eu me sinto bem. Olho para você e e me sinto bem.”

Oi, oi, pessoal!

O livro “Um Mais Um“, da Jojo Moyes (Editora Intrínseca, 2015, 320 páginas), foi uma das leituras coletivas que fiz com as meninas do Literamigas lá nos nossos primeiros vídeos. Hoje vim deixar aqui minha resenha escrita com as sensações que ele me causou.

Um Mais UmBem, sou MUITO suspeita pra falar dessa autora porque AMO o trabalho dela. Todos os livros lidos até agora foram especiais e nunca me decepcionaram, e esse foi mais um que entrou pra listinha dos “livros para aquecer o coração”! ❤

Ele conta a história de Jess Thomas, que há 10 anos ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos.

Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?

Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã – que insiste em que ele vá visitar o pai doente -, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.

O que achei:

Gente, que livro gostoso! ❤

O enredo de “Um Mais Um” segue aquele clima de filme de Sessão da Tarde familiar e super fofo, sabe? Ele possui capítulos narrados em terceira pessoa, do ponto de vista de todos os personagens principais envolvidos na trama, e poucos em primeira pessoa. Esse estilo é bem característico da Jojo e esse esquema acontece em outros livros dela também, o que particularmente acho bem interessante, pois nos dá aquela sensação de conhecer um pouquinho do íntimo de cada personagem – e a gente acaba se apegando mais a eles!

“(…) Nicky sabia melhor do que ninguém que não se pode fazer uma pessoa ficar conosco. Não adianta tentarmos nos agarrar a quem não nos quer.”

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a mestria da autora em desenvolver uma história cheia de pequenos casos complexos em vários momentos vividos apenas dentro de um carro! Além disso, por ter um fundo de romance e os personagens serem mais maduros, o sentimento deles, embora desabroche em poucos dias, não é aquele típico instalove (amor à primeira vista), mas sim algo crescente e muito sublime!

Os personagens são únicos, bem diferentes e nada convencionais, com gostos e particularidades que não vemos em outros livros. Normalmente encaramos na maioria dos livros mocinhas lindas e bem sucedidas, e mocinhos idem. Aqui, Jess batalha – E MUITO – pra sustentar a família sem o auxílio de mais ninguém, nem do ex-marido, e Ed enfrenta uma reviravolta em sua vida social e profissional, que quase coloca abaixo todo o império que ele construiu. Além disso, ele é um super geek, que trabalha no ramo da tecnologia – outro perfil um pouco mais raro de encontrarmos e que eu amo.

Isso sem falar nas crianças! Nicky é um personagem extremamente cativante, que passa por problemas severos de agressão e bullying, mas que, mesmo assim, não é revoltado com a madrasta nem com sua irmãzinha. Tanzie é a criança mais especial que já presenciei em livros: superdotada e muito fofa, amei o fato da autora não ter tirado dela a inocência infantil, mesmo com a superinteligência. Pra fechar com chave de ouro, temos Norman, o cachorro da família, que – UFA! – não é esquecido uma vez sequer durante a trama!

“- Só porque uma coisa não dá certo uma vez, querida, não quer dizer que você não possa tentar de novo (…).”

Um Mais Um livroTodos os detalhes são bem amarrados e as situações engraçadas e atrapalhadas que eles vivem parecem super reais! Nenhum capítulo é monótono e tudo encerra de um jeito meigo e satisfatório!

Minha nota só não foi mais alta porque esperava um final um pouco mais elaborado. A trama segue uma constante sem tantos altos e baixos e, embora tenha me emocionado e deixado feliz, não me causou tanto alvoroço quanto “Como eu era antes de você“, por exemplo. Esse detalhe, porém, não faz o livro ser ruim, viu? Simplesmente não tenho nenhum comentário negativo sobre ele! ❤

A edição é muito boa e gostei muito da capa, linda e clean, que representa quem a gente vai conhecer no livro (na ordem, estão Jess, Tanzie, Norman, Nicky e Ed). As páginas são as queridinhas amareladas e as letras são pequenas, mas legíveis. Os tamanhos dos capítulos variam bastante (ora são bem curtos, ora bem maiores), mas não atrapalha em nada a fluidez da leitura!

Em 2017, a Intrínseca relançou o livro com uma nova capa, que segue a linha padrão que eles fazem para os livros da Jojo. Impossível escolher qual a mais fofa!

NOTA: 4

Vocês já leram esse livro? Que acharam? São Jojo Lovers assim como eu? Qual o livro preferido de vocês escrito por ela?

Beijos e até a próxima!

Continue acompanhando o blog nas redes sociais:

Instagram – Skoob – Twitter – Bloglovin’ – Canal Literamigas

Anúncios

Autor: Andresa Lee

30. Macapaense. Ama livros, jogos, doces, cães, Star Wars, conversas, nerdices e Netflix. Além de blogger literária no UDML, faz parte do canal Literamigas no Booktube.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s