Resenha: Nossas Noites, de Kent Haruf

“Bem, é que nós dois estamos sozinhos. Já há muito tempo. Há anos. Eu me sinto sozinha. E acho que é possível que você também se sinta. Então fiquei pensando se você gostaria de ir para a minha casa à noite e dormir comigo. E conversar.”

Oi, oi, gente!

Como vocês estão?

NOSSAS NOITES CAPA LIVROA minha sétima leitura de 2019 não podia ter sido melhor! A minha Literamiga Pam indicou essa leitura em um de nossos vídeos do canal e não pensei duas vezes antes de começar “Nossas Noites”, do autor Kent Haruf, publicado pela Editora Companhia das Letras (2017, 160 páginas).

Ele conta a história de Addie Moore, uma viúva que reside em Holt, no Colorado. Certo dia, ela faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters, também viúvo, com uma proposta peculiar: que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da noite para ter alguém com quem conversar antes de dormir, uma vez que os dois são septuagenários e lidam diariamente com noites solitárias em suas grandes casas vazias, após a morte de seus cônjuges.

Embora surpreso, Louis aceita o convite. Os vizinhos, no entanto, estranham a movimentação, e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia.

“Resolvi que não vou ficar me preocupando com o que as pessoas pensam. Já fiz isso tempo demais – a minha vida inteira. Não vou mais viver desse jeito.”

O que achei:

Trata-se de um romance curtinho que, como vocês puderam ver, tem um plano de fundo dificilmente encontrado no mundo literário: o amor na terceira idade. E ele é escrito de uma forma lindíssima e retrata a ternura e delicadeza do envelhecimento e das segundas chances, além da redescoberta dos pequenos prazeres da vida: é possível sentir emoção e se surpreender mesmo depois de tanto tempo de vida?

A resposta é claramente sim, uma vez que a própria proposta da Addie já é bastante inesperada e, convenhamos, estranha. A seguir, ocorre uma série de acontecimentos que vai traçando o inesperado relacionamento de Addie e Louis, de forma gradual e apaixonante, enquanto ambos aprendem a conviver um com o outro, compartilhando seu passado e seus anseios futuros. É uma delícia acompanhar a evolução da intimidade deles.

“Fiquei pensando em você ontem o dia inteiro, à noite e hoje o dia inteiro também, disse ele. Em como você podia ter interpretado errado o meu telefonema. E em como eu poderia explicar que ainda quero ir para a sua casa à noite e ficar junto com você. Em como eu estava me sentindo mais interessado por isso do que tinha me sentido por qualquer outra coisa fazia muito tempo.”

Porém, essa situação não agrada a todos e é curiosa a forma como algo tão lindo e singelo é tratado pelas pessoas. O romance na terceira idade infelizmente é um tabu ainda, visto como algo ridículo ou vergonhoso, algo pelo qual se constranger, quando deveria ser exatamente o oposto.

Poucas pessoas parecem realmente apoiar nosso casal e é desesperador saber que não temos sossego do julgamento alheio sequer na velhice, quando já se viveu de tudo e, ainda assim, há de se dar satisfações da sua vida a terceiros.

Meu coração doeu quando o livro acabou e fiquei com um nó na garganta, pois não terminou do jeito que eu gostaria ou esperava. Em resumo, é um livro singelo e muito sensível. Uma história de amor maduro como nenhuma outra, que me fez apaixonar e suspirar. Recomendo MUITO! No fim das contas, nunca é tarde demais pra se viver um novo – e grande – amor!

“Você tem razão, eu não a conhecia muito bem. Mas é exatamente por isso que está sendo tão bom. Passar a conhecer bem uma pessoa nessa idade. E descobrir que você gosta dela e que você ainda não está completamente esgotado, afinal.”

LIVRO x FILME

NOSSAS NOITES FILME.jpg

O livro foi um grande sucesso e, por isso, adaptado pela Netflix com o mesmo título em 2017. Trata-se de um drama romântico dirigido por Ritesh Batra e escrito por Scott Neustadter e Michael H. Weber. Ele é estrelado por Robert Redford como Louis e Jane Fonda como Addie (que está maravilhosa, diga-se de passagem).

Os dois já haviam atuado juntos no romance “Descalços no Parque”, em 1967, e voltam a se encontrar na telinhas depois de todos esses anos como o maravilhoso casal de “Nossas Noites“. O neto de Addie, que também aparece na história, é interpretado pelo ator mirim Iain Armitage, da série de TV “Young Sheldon“, e garante toda a fofura que o filme precisa.

“Quem no mundo consegue o que quer? Isso não parece acontecer com muita gente, se é que acontece com alguém. São sempre duas pessoas esbarrando uma na outra cegamente, agindo de acordo com velhas ideias, sonhos e interpretações equivocadas.”

A adaptação, na minha opinião, ficou maravilhosa em seus pequenos detalhes. Algumas falas são idênticas às do livro, como a que inicia essa postagem, bem como pequenos atos dos personagens, como Louis levar seu pijaminha para a casa de Addie em uma sacola de papel, rs. Reconhecer esses detalhes na tela é de deixar o coração quentinho!

Talvez tenha faltado um pouco mais de emoção e naturalidade na atuação dos dois protagonistas. Tem algumas diferenças sutis no enredo mas, no geral, está tudo lá. O final do filme é sem dúvida menos agridoce que o do livro, porém não deixa de ser igualmente emocionante.

“Quem imaginaria que, a essa altura da vida, nós ainda poderíamos ter algo desse tipo? Que afinal ainda existe, sim, espaço para mudanças e entusiasmos na nossa vida. E que nós ainda não estamos acabados nem física nem espiritualmente.”

NOTA: 4

Vocês já leram? Também se apaixonaram?

Um grande beijo a todos e até a próxima!

Continue acompanhando o blog nas redes sociais:

Instagram – Skoob – Twitter – Bloglovin’ – Canal Literamigas

Anúncios

Autor: Andresa Lee

30. Macapaense. Ama livros, jogos, doces, cães, Star Wars, conversas, nerdices e Netflix. Além de blogger literária no UDML, faz parte do canal Literamigas no Booktube.

2 thoughts

  1. Achei mto interessante, o único contato que eu tive com protagonistas na terceira idade foi com Insônia, do Stephen King, achei bem legal a proposta!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s