Resenha: Um Útero é do Tamanho de um Punho, de Angélica Freitas

Oi, oi, gente!

E eu sigo insistindo em leituras com poemas feministas, mas sem sucesso…

Minha 30ª leitura do ano foi “Um Útero é do Tamanho de um Punho“, da autora Angélica Freitas, publicado pela Editora Cosac Naify (2013, 96 páginas). Ele é o segundo livro publicado da autora gaúcha e reúne 35 poemas marcados por uma visão crítica extremamente original.

Um Útero é do Tamanho de um Punho

O livro tem a mulher como centro temático, procurando definir que figura feminina é essa que nossa cultura trata de desenhar e que se desconstrói incessantemente. A autora questiona de um lado o mundo, de outro a própria identidade, e estabelece uma relação sutil entre os poemas, de modo que sua voz se torna mais contundente ao longo da leitura.

O que achei:

Li o livro porque foi a escolha que eu e minhas amigas fizemos para o Desafio Leia Mulheres desse ano, e ele se encaixava em uma das categorias recomendadas.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi o título do livro, que achei criativo e muito forte! Eu esperava encontrar essa mesma força em seu conteúdo, mas infelizmente tive uma experiência ruim.

É um livro bem curto e super rápido de ler, como outros dessa categoria. No entanto, mesmo que eu não tenha identificado 100% com os títulos que li anteriormente, um ou outro poema conseguia me tocar. Porém, esse é o livro desse estilo mais desconexo que já li. Nenhum poema fez sentido pra mim e eu só achei tudo confuso e vazio.

Como disse nas outras resenhas, sem dúvidas esse estilo não combina comigo, mas pelo menos agora posso dizer que li uma quantidade suficiente de livros do gênero para identificar que não se trata de mera implicância. Não deixo de recomendar, no entanto. O que não funciona pra um leitor pode ser o tesouro de outro!

NOTA: 

Mas e vocês, já leram? O que acharam? Vocês curtem livros com esse tipo de poema/poesia?

Um grande beijo a todos e até a próxima!

Continue acompanhando o blog nas redes sociais:

Instagram – Facebook – Skoob – Twitter – Bloglovin’ – Canal Literamigas

Autor: Andresa Lee

30. Macapaense. Ama livros, jogos, doces, cães, Star Wars, conversas, nerdices e Netflix. Além de blogger literária no UDML, faz parte do canal Literamigas no Booktube.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s